terça-feira, 12 de agosto de 2008

Hella Jongerius - "I don't want to fake imperfection."

Era minha ideia, começar com um post àcerca de uma outra importante designer do momento. No entanto, como citei anteriormente a Hella Jongerius, parece-me mais a calhar falar um pouco do trabalho desta designer/artesã holandesa.
Começou por estudar carpintaria, tendo mais tarde mudado para desenho industrial na Eindhoven Design Academy. Acho que esta sua breve incursão pela carpintaria espelha a personalidade do seu trabalho, que é provocador pela aliança de técnicas artesanais tradicionais com materiais de alta tecnologia e fabricação.
O seu trabalho aborda muito a relação entre modernidade e tradicionalismo, no entanto a própria diz que não esta interessada em história e coisas velhas. Seja como for, os seus produtos projectam muitas histórias em camadas. Os seus produtos parecem simples e familiares ao 1º olhar, mas por detrás dessa simplicidade, escondem-se as escolhas de Hella em relação à história, património e arquétipo do objecto.
Hella Jongerius diz mesmo que a parte mais dificil, é a da escolha da forma, recorrendo muitas vezes a arquétipos antigos.
Em todo o seu trabalho se nota uma vontade de fazer peças com "alma", deliciosamente detalhadas, no entanto, e numa base industrial, os produtos acabam por perder essa qualidade. Talvez por isso, Hella tenha a ambição de desenvolver e fabricar os seus produtos numa base industrial de formas e processos aleatórios - "I don't want to fake imperfection (...) I would love to design the machines to manufacture my ideal products."

Desde 2000 que expõe os seus trabalhos no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Instituto de Arte Contemporânea em Filadélfia, no Museu de Arte e Design em Helsínquia, para além de exposições com a Droog Design, em Frankfurt, Milão, e Jerusalém e várias exposições, nos Países Baixos.

















Sem comentários: